O Colectivo
Vhils
Vhils tem desenvolvido uma linguagem visual única com base numa estética do vandalismo derivada do seu background no graffiti ilegal.
Trabalha a remoção das camadas superficiais de paredes e outros suportes com ferramentas e técnicas não convencionais, estabelecendo reflexões simbólicas sobre a vivência no contexto urbano, desenvolvimento, a passagem do tempo e a relação de interdependência entre pessoas e o meio.
Desde 2005 tem apresentado o seu trabalho à volta do mundo em exposições individuais e colectivas, eventos artísticos e intervenções site-specific.
Está representado em diversas colecções públicas e privadas em vários países.
Hibashira
Hbsr81, ou Hibashira, trabalha uma abordagem conceptual na sua linguagem visual dinâmica, plena de referências vanguardistas e contornos de inspiração nipónica, que ganham vida na pintura mas também em áreas de criação gráfica e digital.
Tornou-se conhecido pela destreza com que conquistou o espaço público, no espalhar de formas rápidas e elementares, na vertente mais extrema do graffiti.
Tem quebrado igualmente barreiras com acções multidisciplinares, concentrado na pesquisa e exploração de novos suportes gráficos e visuais.
Time
Tendo feito parte da primeira vaga de writers de Almada, Time é, ainda hoje, olhado como um dos nomes mais respeit- ados na cena do graffiti em Portugal.
Desde 1994 tem desenvolvido, com uma paixão muito própria, um percurso sólido e despretensioso quase exclusivamente na rua, longe de modas e hypes, reflectindo as raízes do movimento.
Nesta perspectiva, a sua linguagem visual reflecte um estilo bem clássico, de letras bem desenvolvidas e characters que saltam directamente da old school de sabor nova-iorquino.
Uma referência clássica da margem sul e Lisboa.
Ram
Trilhando um caminho singular no mundo da estética urbana desde 1997, a linguagem visual de Ram aproxima-se de uma action painting contemporânea de raízes psicadélicas, numa linha original que expressa a construção de mundos e realidades fantásticas.
Tem apresentado propostas inovadoras de criação e interacção com o meio urbano, como a exploração e ocupação de espaços devolutos, assim como desenvolvido uma linha de land art a partir de elementos naturais.
Tem participado em múltiplas exposições individuais e colectivas, assim como intervenções no espaço público, numa variedade de países à volta do mundo.
Klit
Klit começou a intervir no espaço público em 1998, desenvolvendo desde então uma linguagem visual muito própria, caracterizada por formas fluidas que têm sido continuamente confundidas com motivos florais.
Com uma forte componente de graffiti, conjuga vários elementos de forma exímia nas suas composições.
Tem levado o seu estilo, trabalhado de forma notável, com destreza, a vários eventos internacionais na Europa, assim como participado em inúmeros eventos expositivos e intervenções no espaço público em vários países.
Hium
Tendo-se iniciado no graffiti no ano de 1996, Hium desenvolve algum trabalho em áreas visuais criativas, mas vive sobretudo da música.
Tem uma ligação profunda à cidade de Almada, onde tem as suas raízes. A sua linguagem visual tem como base o trabalho que desenvolveu durante anos a fio na rua, em contextos ilegais de apropriação do espaço público, o que lhe mereceu o reconhecimento e respeito dentro da comunidade.
Gosta de formas suaves e arredondadas, pontilhadas de cores plenas e trabalhadas com destreza.
Mar
Mar tornou-se conhecido pela sua versatilidade e criatividade na conjugação de elementos e personagens.
O seu universo visual, pleno de imaginação, é regido por um panteão de fascinantes e grandiosas figuras estilizadas, apresentando uma fusão entre cultura pop contemporânea e elementos com raízes nas tradições mitológicas ancestrais.
Nos últimos anos, as suas dinâmicas produções em grande escala, manifestando uma riqueza de emoções e realidades, têm adornado edifícios em Portugal e outros países.
Tem apresentado o seu trabalho em exposições individuais e colectivas desde 2004.
Props
Inês Picciochi
Leonor Viegas
Miguel Moore
João Luis / Maria Alexandra